Seminários de Pesquisa Mare Nostrum

Os Seminários de Pesquisa Mare Nostrum são compostos por apresentações de pesquisas nas áreas de História Antiga, Arqueologia Clássica e Lestras Clássicas, realizadas tanto por membros do laboratório quanto por pesquisadores convidados. Uma característica distintiva dos seminários é sua abertura para a apresentação de diferentes estágios da pesquisa, de projetos em construção à exposição dos resultados obtidos.

As apresentações são realizadas na sala de vídeo da História, no prédio de História e Geografia da USP, e acontecem ao menos uma vez por mês; as datas e horários são variáveis.

 


Evento: "Conflitos Religiosos e Combate ao Diabo: Identidade, Memória e Práticas Sociais no Norte da África entre os Séculos IV e V D.C.", apresentado por Juliana Marques Morais (doutoranda em História Social, Universidade de São Paulo).

Data e Horário: 06 de maio (sexta-feira) de 2016, às 14h.

Local: Sala de Vídeo da História, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

O certificados (gratuitos) serão enviados, por email, aos inscritos que assinarem a lista de presença que circulará no dia do seminário.

 

Resumo

Entre os séculos IV e V d.C. as províncias romanas no Norte da África foram palco de uma série de conflitos religiosas envolvendo cristãos de grupos rivais e pagãos. Em suma, o repertório de ações se resumia ao ataques a pessoas, imagens, templos e igrejas. A maioria dessas ações contou com o ativo engajamento popular e foram, na maioria da vezes,  justificadas como uma forma de combater o Diabo, e  de purificação das cidades de uma presença domoníaca. Essa pesquisa pretende compreender de que maneira os cristãos do Norte da África se serviram da metáfora de combate ao Diabo em um contexto de disputas religiosas e lutas pelo poder no espaço urbano. Por meio da análise dos escritos de Agostinho de Hipona e das Atas dos Mártires  buscamos identifiticar as concepções cristãs sobre a ideia de combate ao Diabo e as práticas sociais a elas relacionadas, tal como se desenvolveram do século IV ao século V d.C. no caso específico da África Romana. 

 


 

Evento: "Esparta, uma pólis timocrática?", por Gabriel Cabral Bernardo (mestrando em História na USP).

Data e horário: 28 de agosto de 2015, às 14h
 
Local: sala de vídeo da História, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária (Butantã), São Paulo-SP.
 
 

 
Evento: Seminário Mare Nostrum "Um Porto, Dois Mares, Três Redes: um estudo sobre Gades e sua inserção nas redes mediterrânicas", por Bruno dos Santos Silva (doutorando em História na USP).
 
Data e horário: 26 de junho de 2015, às 14h
 
Local: sala de vídeo da História, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária (Butantã), São Paulo-SP.
 
 

 
Evento: “Conquistadores e camponeses: o impacto da conquista romana sobre os camponeses itálicos (séculos IV-I a.C.)”, apresentado por José Ernesto Moura Knust (doutorando em HistóriaUniversidade Federal Fluminense)
 
Data e horário: 08 de abril (terça-feira), às 14h.
 
Local: sala 19, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária, São Paulo-SP.
 
Inscrições para certificado (gratuito): via formulário.
 
Mais informações: clique aqui.
 

 


Evento: Seminário de Pesquisa sobre a Antiguidade Tardia "O Urbanismo Antigo em Uma Perspectiva Histórica e Comparadapor Greg Woolf (University of St. Andrews, Reino Unido).

Data e horário: 20 de março (quinta-feira), a partir das 14h.

Local: Sala de Vídeo da História, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Inscrições: via email <medieval@usp.br>.

Mais informações: clique aqui.

 

 

Evento"A cerâmica geométrica da Ática (1100 - 700 a.C.): Tradição e inovação",

com Francisco de Assis Sabadini, mestrando em Arqueologia (MAE/USP).

Data e horário: 20 de fevereiro de 2014, 18h

Local: Sala de vídeo do departamento de História, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Mais informações: clique aqui.