Ciclo de Palestras Mare Nostrum

O Ciclo de Palestras Mare Nostrum é o espaço dedicado pelo LEIR-MA USP para a apresentação de comunicações variadas, não necessariamente de pesquisas em progresso, de acadêmicos e estudiosos do Mundo Antigo. Para tal espaço, é constumeiro que o Laboratório convide palestrantes e forneça aos ouvintes não só uma oportunidade única de entrar em contato com pesquisadores importantes da Antiguidade, mas também a chance de debater e trocar referências com os mesmos da maneira mais livre possível.

Evento: "Arquivos de Trabalho, Arquivos Mortos e Arquivos de Museu: A Documentação para uma Pesquisa sobre as práticas Administrativas e Contábeis, Meopotâmia, Reino de Eshunna, 180 AEC", por Carlos henrique Barbosa Gonçalves (Professor da EACH-USP).

Data e horário: 08 de abril de 2016, às 14h.

Local: sala de vídeo da Geografia, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária (Butantã), São Paulo-SP.

Evento: "Cada casa é uma cidade: espaços domésticos e poderes políticos na Roma tardo-antiga", por Carlos Augusto Machado (professor de História Antiga na USP).

Data e horário: 17 de dezembro, às 17h

Local: sala de vídeo da História, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária (Butantã), São Paulo-SP.

Mais informações: clique aqui.

Evento: "Novas perspectivas na Arqueologia de Creta", por Álvaro Allegrette (pós-doutor pelo MAE/USP, pesquisador da École Française d'Athènes, professor da PUC-SP)

Data e horário: 06 de novembro, às 17h

Mais informações: clique aqui.

Evento: "L’esclusione dell’alterità religiosa nell’Impero romano cristiano: l’evidenza del libro XVI del Codice Teodosiano", por Giorgio Ferri (pós-doc, Université de Toulouse 2 - Le Mirail)

Data e horário: 22 de abril, às 18h

Local: sala de vídeo, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Inscrições (certificado gratuito): via formulário.

Mais informações: clique aqui.

Evento: "Amor e Casamento na Arte Etrusca", com Larissa Bonfante (professora emérita do departamento de Classics da New York University).

Data e horário: 25 de março (terça-feira), às 15h.

Local: sala de vídeo da História, prédio da História e Geografia da USP, Cidade Universitária, São Paulo-SP.