Normas e Chamadas

 

A revista Mare Nostrum reunirá textos científicos variados que lidem com os problemas e debates sobre o processo de Integração das sociedadades ao redor do Mediterrâneo Antigo.

A Revista estará aberta a contribuições das mais variadas áreas do conhecimento, não apenas de historiadores, tendo em vista a construção de um debate franco e aberto no cenário intelectual brasileiro de estudos sobre a Antiguidade. Os textos devem ser enviados para o email: <leir.ma.usp@gmail.com>.

 

Assim, a Revista aceitará:

1. Artigos que tratem de pesquisas particulares, mas abertas para a problematização do Mediterrâneo como recorte espacial e temporal da História;

2. Artigos de crítica historiográfica e questões teóricas em ciências humanas ligadas ao problema da integração social e suas fronteiras;

3. Ensaio Bibliográfico: um estudo a respeito da literatura científica ou acadêmica associada a paradigmas/tradições em torno de um problema pertinente à Antiguidade mediterrãnica.

4. Resenhas curtas e de rápida leitura de estudos sobre a Antiguidade cuja publicação tenha sido no máximo 5 anos atrás.;

5. Resenhas-artigo, nas quais, além da apresentação crítica de um ou mais livros, desenvolva-se um pequeno estudo historiográfico sobre ele.

Sobre Resenhas: levando em consideração que há, no Brasil, poucas resenhas sobre livros publicados no exterior nesta área, a Revista se propõe a publicar resenhas sobre obras mais antigas do que o costumeiro, de forma a valorizar a leitura de resenhas e discussão de resenhas como atividade intelectual.

 

Tamanho:

Artigos – 10 a 20 páginas.

Resenhas-artigo – 5 a 7 páginas.

Resenhas – 1 a 3 páginas.

 

Formatação:

Times new roman 12, espaçamento 1,5.

Título – topo da página, centralizado em negrito

Nome do autor – recuado para a direita – nota com afiliações acadêmicas

Resumo, palavras-chave (3-5)

Abstract, Keywords

Corpo do texto (notas de rodapé)

Bibliografia

 

 

Normas bibliográficas:

Normatização das notas de rodapé e da bibliografia citada (cf. ABNT-NBR 6023):

SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em Itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

NOME DO EVENTO, número, ano, local.

 

Normas para citação de fontes primárias:

- Nome inteiro do autor e obra na primeira referência, depois abreviação, de acordo com as abreviaturas utilizadas pelo OCD (Oxford Classical Dictionary; ver lista de autores mais citados em http://iam. classics.unc.edu/main/help/A.html )

- Para mencionar obras de referência muito conhecidas, devem ser utilizadas as abreviaturas usuais, e.g. FGrH = Fragmente der grieschischen Historiker, ed. F. Jacoby; OCD = Oxford Classical Dictionary; SVF = Stoichorum Veterum Fragmenta, ed. H. von Arnim; LIMC = Lexicon Iconographiae Mithologiae Classicae, obra coletiva. Os periódicos devem ser citados de acordo com as siglas preconizadas por l'Année Philologique.